home

Febrai


Responsible: Severino
Affiliation: Hombu Dojo | Aikikai
Mail: febrai-teste@gmail.com
DOJO
(11) 3938-4273
BRAZIL
São Paulo | São Paulo | Vila Carrão
Av. Conselheiro Carrão, 2942 / 1º Andar - Zip-code: 03402-002

A Federação Brasileira de Aikido, FEBRAI, surgiu para atender primeiramente aos anseios dos afiliados em ter uma Federação que abrangesse todo o território Nacional. Seu principal objetivo era, e ainda é, a divulgação da Arte do Aikido nos moldes da Fundação Aikikai do Japão. Segue conforme disciplina criada pelo Mestre Morihei Ueshiba. Também seguiu até 2019 a orientação Técnica do Shihan Yoshimitsu Yamada 8° Dan, aluno direto do fundador do Aikido e quem entregou o certificado de 7º Dan ao Sensei Severino Sales.

Em 2009 a Febrai  foi oficialmente reconhecida pelo Hombu Dojo, se tornando uma federação importante no Brasil ligada diretamente com a sede no Japão. Uma grande conquista para nós, visto que poucas organizações de aikido no Brasil têm este reconhecimento

A Federação Brasileira de Aikido foi estabelecida em 23 de julho de 1997 pelo seu fundador Severino Sales e seus afiliados.

Diz a história que o Dosho Kishomaru Ueshiba, ao dar o certificado de Shidoin ao Sensei Severino Sales, mencionou que este era afiliado a Federação Brasileira de Aikido, mas naquela época só existia a FEPAI - Federação Paulista de Aikido. O futuro já se fazia presente!!


Sensei Severino Sales foi o idealizador e fundador da Federação Brasileira de Aikido. Mas sua história no Aikido começou em 1978 com o  Keizen Ono Sensei 7ºDan. Com os mestres Ono e Reishin Kawai 8º Dan, Severino Sensei se desenvolveu no Aikido e também em Medicina Oriental.

Em 1985 foi convidado a ministrar aulas de Aikido na faculdade de Medicina da USP - SP, começando assim, sua trajetória de professor.
Em 1990 inaugurou o Dojo de Campinas Aikikai, que existe até hoje.                                                                         

Em 1991 se filiou diretamente ao Shihan Yoshimitsu Yamada 8° Dan, permancendo seu discípulo até a data de seu falecimento (2019).
Em 1997 fundou a Federação Brasileira de Aikido e esteve à frente desta instituição até 2019, ano do seu falecimento.
Em 2007 começou a aprender Iaido com o sensei George Guimarães.

Uma vida inteira dedicada as Artes Marciais, ensinando a tantos com seu jeito firme e alegre.
Seu legado segue em todos nós para sempre!

Sensei Severino Sales Silva nascimento 06/11/1955 e falecimento 27/05/2019

Após o falecimento do nosso querido Shihan Severino Sales 7° Dan, (em maio de 2019), a Federação Brasileira de Aikido passou a ser administrada pelo sensei Vagner Tome 6° Dan, com sede em São Paulo.

FEBRAI promove Seminários com mestres brasileiros e estrangeiros; Yudanshakais, que são encontros mensais de Faixas Pretas, e exames de kyus e dans por vários estados do Brasil. Nossas atividades têm como objetivo a qualidade do desenvolvimento técnico de seus alunos, a interação entre seus afiliados e principalmente a divulgação e expansão desta nobre arte marcial.

 

Uma vida voltada à arte marcial

Sensei Vagner Seiyu Tome é 6° Dan de Aikido – Atual presidente e diretor técnico da FEBRAI

Dentre os quase 2 milhões de praticantes de aikido espalhados por 95 países (estimativa), um deles se destaca pelo trabalho realizado no Brasil, mais especificamente em São Paulo.

Aos 59 anos, com mais de 35 anos dedicados ao Aikido, formado pela FEBRAI -Federação Brasileira de Aikido e diplomado pela Fundação AIKIKAI do Japão, Sensei Vagner Seiyu Tome é um dos mais importantes aikidocas do Brasil.

É uma referência pela administração e formação de instrutores nos locais em que atende alunos de diversas faixas etárias.

Hoje também é presidente e diretor técnico da FEBRAI, assumindo a responsabilidade de continuar administrando a FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AIKIDO, após o falecimento do seu fundador Sensei Severino Sales 7º Dan em 2019.

I AI DO

Em 2012, sob a orientação do Shihan Severino Sales 7°Dan de Aikido, iniciou seu estudo e prática do estilo Shinto Ryu Iaido Nihon Dentô. Segue ainda hoje desenvolvendo essa técnica e ministrando aulas para novos alunos interessados no estudo do saque e manejo da espada japonesa, sendo responsável pelos alunos da FEBRAI praticantes de Iaido, dando continuidade aos ensinamentos deixados por Sensei Severino.